Dicas

Faça revisão e cuide do seu Sistema de Freios

QUESTÃO DE SEGURANÇA – Sistema de freios tem funcionamento simples, mas requer manutenção adequada para trabalhar corretamente.
 
1
 
Os leitores da FULLPOWER normalmente são apaixonados por velocidade, e é justamente para esse tipo de pessoa que os freios de um automóvel são mais exigidos. Por isso, é essencial manter a revisão do sistema sempre em dia. De acordo com Diego Peixoto, da Peixoto Freios, muitas pessoas ignoram o período de troca do fluído de freio, uma das manutenções mais básicas e importantes. “Cada marca recomenda um tempo para troca e muitos consumidores não querem nem saber”, diz Peixoto. “O fluído de freio é hidroscópico, ou seja, ele absorve a água da umidade do ar. Isso diminui o seu ponto de ebulição, comprometendo o poder de frenagem em situações mais extremas”, completa o especialista.
 
2
 
A substituição do fluído de freio sempre deve ocorrer por outro componente de DOT (sigla responsável por informar o ponto de ebulição do fluído) igual ou superior ao original — nunca inferior. “E os fluídos jamais devem ser misturados, pois ocorre a formação de uma borra”, ressalta Peixoto. Outro detalhe destacado por ele está no nível de óleo de freio, que não deve ser completado. “Se ele estiver baixando, é porque as pastilhas já estão bem gastas, ou há um vazamento. É um sinal para uma manutenção imediata no sistema”, diz.
 
Segundo Sérgio Rodrigues, da Power Brakes, é basicamente impossível estipular a vida útil de componentes do sistema de freios, como discos ou pastilhas. “Um jogo de pastilhas pode durar 50 mil km quando pouco exigido ou um dia, se for utilizado em um Track Day, por exemplo”, explica Rodrigues. O prazo indefinido para substituição também se aplica ao servofreio. A única peça do sistema a exigir substituição periódica são as mangueiras: a cada cinco anos.
 
O proprietário da Peixoto Freios recomenda uma revisão geral no sistema a cada 20 mil km em veículos manuais e 10 mil em modelos automáticos — que tendem a ter o sistema de freio mais exigido. Fazer a manutenção do sistema de freio não consome muito tempo e mantém um dos itens mais importantes do veículo sempre com rendimento alto. Assim, você pode usufruir melhor do desempenho do motor sem deixar a segurança em segundo plano.
 
Fonte: Revista Full Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 × = 56

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Serviços Automotivos
Serviços Automotivos

Endereço da Loja

R. Clodomiro Amazonas, 1400, Itaim Bibi, São Paulo, 04537-002

Rota a partir do Endereço:

Voltar